Blog Imóveis Casa Dez

Imobiliária em Erechim

CUB! O QUE É CUB, COMO CALCULAR O CUB, INDICADOR FINANCEIRO CUB

CUB! O QUE  CUB, COMO CALCULAR O CUB, INDICADOR FINANCEIRO CUB CUB (Custo Unitário Básico) é um indicador monetário que mostra o custo básico para a construção civil.
  • No dia 16 de dezembro de 1964, com a publicação da lei nº 4.591 (art.54), o sindicato da Indústria da Construção Civil de cada estado Brasileiro(SINDUSCON) passou a calcular e publicar, até o dia 5 de cada mês, as diversas especificações do Custo Unitário Básico por metro quadrado de construção .
  • O objetivo básico do CUB/m² é disciplinar o mercado de incorporação imobiliária, servindo como parâmetro na determinação dos custos dos imóveis. Em função da credibilidade do referido indicador, alcançada ao longo dos seus mais de 40 anos de existência, a evolução relativa do CUB/m² também tem sido utilizada como indicador macroeconômico dos custos do setor da construção civil. Publicada mensalmente, a evolução do CUB/m² demonstra a evolução dos custos das edificações de uma forma geral.
  • É calculado com base nos diversos projetos-padrão representativos (1, 4, 8 ou 12 pavimentos; 2 ou 3 quartos, nos padrões de acabamento baixo, normal e alto) levando-se em conta os lotes básicos de insumos (materiais, mão-de-obra e equipamentos) com seus respectivos pesos constantes anteriormente da NB-140/64, hoje NBR – 12721/99, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
  • É importante observar que o CUB representa um custo parcial da obra e não o global, isto é, não leva em conta os demais custos adicionais de uma obra como elaboração dos projetos arquitetônicos e de execução, bem como o custo de sua aprovação junto aos órgão governamentais competentes (geralmente a prefeitura municipal) elevadores, fundações especiais, instalações prediais (água, luz e esgoto) etc.


o que é cub, imobiliária em Erechim, Erechim, imoveis em Erechim, apartamento em Erechim, apartamento no centro de Erechim,

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.