Blog Imóveis Casa Dez

Imobiliária em Erechim

IGPM O QUE É - COMO CALCULAR O IGPM - IGPM CORRIGE ALUGUEL!!!

IGPM O QUE  - COMO CALCULAR O IGPM - IGPM CORRIGE ALUGUEL!!!O IGP-M é popularmente chamado de "inflação do aluguel". Esse apelido foi dado porque o reajuste anual dos contratos de aluguel geralmente tem o IGPM como base.
Você provavelmente já deve ter ouvido falar dele nos noticiários ou, então, se mora de aluguel, na hora de reajustar o valor.

O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), foi criado no final dos anos 1940 para medir o movimento dos preços de forma geral. Por isso, ele tem o objetivo de ser mais abrangente que outros índices do mercado.
Sendo assim, podemos dizer que o IGP-M envolve uma série de fatores para ser calculado. Essa diversidade ajuda a perceber que ele é muito relevante.
  • Na prática, acaba funcionando como um indicador macroeconômico. Isto é, é possível ter uma noção do estado atual da economia brasileira e da inflação por meio dele.

Outra de suas funções , talvez a mais importante delas é ser um indexador de contratos (aluguel, tarifas públicas, seguros, etc.). Dessa forma, ele influencia diretamente suas finanças, porque está relacionado a gastos do dia a dia, como:
  • Educação: Mensalidade de escolas e universidades.
  • Imóveis: Aluguéis de imóveis comerciais e residenciais.
  • Energia: Tarifa de energia elétrica.
  • Seguros: Algumas modalidades de seguro.
  • Saúde: Determinados planos de saúde.

Mensalmente, o índice é calculado e divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, mais precisamente, pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE). Quem quiser acompanhar esses valores bem de perto, basta acessar o site da FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS.
Por fim, esse indicador também causa uma interferência significativa em seus investimentos, porque ele se associa a várias aplicações.
  • Enfim, tanto para as pessoas que investem quanto para aquelas que não têm esse hábito, é essencial entender o que é IGP-M, já que a importância desse índice pode ser notada em vários setores econômicos.


igpm, o que é igpm, apartamentos em Erechim, imoveis em Erechim, imobiliárias em Erechim, casa dez imoveis,

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.