Blog Imóveis Casa Dez

Imobiliária em Erechim

INDICADORES DO MERCADO IMOBILIÁRIO

INDICADORES DO MERCADO IMOBILIRIO
  • Índice Nacional de Custos da Construção do Mercado (INCC-M)
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) é um cálculo utilizado para mensurar o valor dos gastos com as obras de um imóvel na planta. Esse cálculo envolve os valores de materiais, equipamentos, serviços e mão de obra.
Cabe ressaltar que o INCC é o primeiro índice oficial da construção civil no país, e é calculado  mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Esse índice é importante, pois é utilizado para reajustar as parcelas dos contratos de compras de imóveis em fase de construção. Atualmente, o INCC é determinado com base em pesquisas feitas nas seguintes capitais:
Belo Horizonte;
Brasília;
Porto Alegre;
Rio de Janeiro;
Salvador;
São Paulo;
Recife.
  • Custo Unitário Básico da Construção Civil (CUB)
O CUB/m² é o Custo Unitário Básico da Construção Civil. O CUB/m² é um indicador crucial para as empresas de construção civil, pois é por meio dele que é possível realizar o registro das incorporações imobiliárias, além de permitir verificar o custo básico dos empreendimentos.
O objetivo básico do CUB/m² é refrear o mercado de incorporação imobiliária, servindo como parâmetro na determinação dos custos dos imóveis. Mas saiba que o CUB/m² representa o custo parcial da obra e não o total, ou seja, não leva em conta os custos adicionais.
Desde a criação do Custo Unitário Básico (CUB/m²), em dezembro/64, através da Lei Federal 4.591, o mercado imobiliário nacional passou a contar esse indicador, que foi criado inicialmente para servir como parâmetro na determinação dos custos dos imóveis.
  • Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M)
Esse índice acompanha e indica qual é a variação dos preços praticados no mercado. O IGPM. Por meio dele, é possível saber se houve aumento (inflação) ou diminuição (deflação) em determinado período.
O IGP-M foi criado para ser utilizado no ajuste de operações, especialmente de longo prazo. Como dissemos neste artigo aqui, o IGPM “é um índice que acompanha e indica qual é a variação dos preços praticados no mercado”.
O mercado precisa ter um índice divulgado mensalmente para fixar contratos relativos a transações e balanços, por exemplo, por isso o IGP-M é importante.
O índice IGP-M é o mais utilizado como indexador financeiro, e na correção de alguns preços administrados, como a eletricidade.
  • Taxa Selic
A taxa Selic, ou taxa básica de juros, é uma sigla que está relacionada ao Sistema Especial de Liquidação e Custódia. A Selic é a taxa de financiamento no mercado interbancário, utilizada em operações financeiras entre instituições bancárias.
No setor de construção civil, a alta ou a baixa da taxa Selic pode afetar a venda de empreendimentos em construção. Por exemplo, quando as taxas de juros estão baixas, as empresas podem tomar empréstimos para investir mais facilmente e aumentar a lucratividade do investimento. Já com o aumento nas taxas de juros tornará os empréstimos mais caros, impactando a capacidade da empresa de obter financiamento para o crescimento.
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
O Banco Central (Bacen) considera o IPCA como o índice oficial para a inflação.  O objetivo do IPCA é avaliar a variação dos preços do mercado de consumo.
O IPCA também é o índice considerado como o principal parâmetro para o reajuste Por lidar com a inflação, o IPCA quando elevado prejudica a venda e locação de imóveis, além de interferir nos investimentos.
  • Indicadores do Mercado Imobiliário ABRAINC/FIPE
A ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) em parceria com a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), atua com base na coleta e análise de dados de alvarás disponibilizados pelas prefeituras e órgãos municipais.
O objetivo é acompanhar a atuação dos responsáveis pela oferta nas fases preliminares ao desenvolvimento, construção e lançamento de empreendimentos imobiliários em municípios brasileiros. O Indicador Antecedente do Mercado Imobiliário faz a atualização dos dados trimestralmente.
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)   
Basicamente, o INPC é utilizado para reajustes salariais. Ele calcula a variação média de preços dos mesmos 400 produtos e nas mesmas localidades do IPCA – mas para famílias de baixa renda, que ganham entre 1 e 5 salários mínimos.
Em paralelo, quem atua no setor imobiliário precisa entender o que é o INPC, uma vez que ele interfere na precificação de imóveis e porque ele é importante para o desenvolvimento do mercado de imóveis.


incc, indexadores do mercado imobiliário, igpm, selic,mercado imobiliário,

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.